quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Socorro, tenho uma filha adolescente

Hoje estou angustiada, triste. Uma tristeza tão grande que assola a minha alma, o meu ser.

Acho que não fui uma adolescente problemática. Ter ficado sem pai muito cedo (tinha 5 anos) fez-me crescer. Também os tempos eram outros.

Comecei a fumar tinha 13 anos, bebia a minha cervejinha por volta dos 15 anos. Comecei a namorar com o meu marido, tinha 15 anos. Tirando estes estados precoces, fui uma adolescente normal, acho que normal até demais.

Chegar agora aos 37 anos, ter uma filha com quase 12 anos (24 Janeiro) que nunca me deu trabalho até à coisa de 6/7 meses atrás. É excelente aluna, com média de 4+ (entre 1 e 5), mas entrou na fase da parvoice, responde aos professores, pensa que já é "senhora" do seu nariz, faz a vida do irmão (3 anos) num inferno e por arrasto a minha também.

Sempre fui e sou uma mãe preocupada com o bem estar dela, tento dar-lhe quase tudo o que ela necessita, atenção, tempo de qualidade. Por vezes não tem mais pois ela é que se vai afastando. Sei que é uma fase confusa, o despertar das paixonetas, a rivalidade com as colegas, o tentar ser das melhores nos estudos.

Sempre lhe ensinei a ser uma boa menina, respeitar os mais velhos, ser obediente, agradecer, até lhe "perdoo" o facto de não gostar de ler, mas não percebo estas atitudes. Ajudo-a nos estudos, mesmo que não saiba tento informar-me, principalmente a matemática.

Não sei mais que fazer.

4 comentários:

  1. Aquieta o seu coração e observa, verás nela o que não desabrochou em você, pois não era a sua estrada. Não busque nos teus esforços, pois não consegue ver além do que enxerga - a angústia não permite isso.

    Quando traçamos uma linha, as vezes vemos outras diferentes e nos assustamos, mas é comum não é? talvez ela tenha de passar por outras vontades e outro coração, a vida realmente se difere, entretanto ela foi criada com a sua alma e a de seu marido, a base é boa e está plantada, eis a hora de germinar. Continue a regar, beijar, conversar e por via das dúvidas, refaça os exames de sangue, e veja os hormônios ... das duas. Você é linda e ela apenas deve estar com um pouquinho de dificuldade de quebrar a casca.
    Não caia na comparação entre vocês duas agora, deixe para mais tarde e é claro que ela não terá as suas dificuldades, você já as resolveu para ela, as coisas agora são outras.

    bjs grandes nas duas, mulheres maravilhosas que veêm o céu de forma diferente. bjs grandes para nossa orquídea maior e a nossa violeta em floração.

    ResponderEliminar
  2. Nada, Carlota.
    São as dores do crescimento.
    A minha filha Catarina (quase 14 anos) já tem um namorado.
    E o que é que eu posso fazer?
    Bjs a Kung Hei Fat Choi!!!

    ResponderEliminar
  3. Um dia ela irá agradecer te por tudo o que vocês tem feito” jamais desistir... Persistir persistir ” é o meu lema, por isso vais ver que esse dia virá quando menos esperas! Força e Beijinhos!
    kiss marisa

    ResponderEliminar
  4. É dificil entender, que se espera uma atitude razoável no dia a dia dos nossos filhos, na escola, em casa, e eles "desiludem-nos".
    O mundo deles é tão diferente.
    Diferente, e dificil menina Carlota.
    Não há mezinhas milagrosas para lidar com essas mudanças repentinas de comportamento, mas há uma mãe inteligente, que não deixará que que esses excessos cheguem a causar "danos", e que encontrará a melhor maneira de lidar com essa nova situação.
    Penso que, por aquilo que observo de si, no blog, a sua menina é uma menina prendada, possuidora de valores nobres, incutidos pelos pais, e que isto não passará de uma fase própria da adolescência.
    Não dramatize, porque vai passar por outras fases de mudança da sua menina.
    A isso se chama crescer menina Carlota. Prepare-se, e verá que num ápice tudo se ultrapassará.
    Beijo, e não desanime menina Carlota.

    ResponderEliminar