quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Educação ou falta dela

Uma das coisas que me faz comichão, impressão, aversão e outras coisas acabadas em ão é o facto de pessoas que não me conhecem tratarem-me por TU.
Sempre me ensinaram a tratar as pessoas que não conhecemos, sejam elas mais velhas ou mais novas por você.
"Oh C. passa lá a declaração!" - Isto não entrou bem no meu ouvido, que já de si tem um problema com certos sons, que vocês não imaginam. A minha surdez de percepção nestas alturas até fica aos "pulos" com a falta de educação.
Mas, delicadamente, com educação (como me ensinou o meu avôzinho), e como boa funcionária pública, e respeitando os colegas, os utentes e o local de trabalho, respondi.
"Sr. J. a SUA declaração será passada de seguida. Aguarde um pouco. E, para a próxima, e só por ser para si, é D.C, se faz favor, pois não andei com o sr. à escola. Muito obrigado e volte sempre!"
Quem estava ao lado, sorriu.
O sr. J pediu desculpa e saiu.

6 comentários:

  1. É assim mesmo. Há que ter respeito por todos.
    Espero nunca me esquecer de como a tenho de tratar. Não irá a senhora insultar-me!!

    É sempre um prazer ler os seus escritos.

    Bjinhos

    Luis

    ResponderEliminar
  2. Não o irei insultar, senhor.
    Mas o respeitinho é bom e eu gosto. Sou do século passado, eheheh.

    Os escritos é que andam muito apagaditos.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Será que também "abusei"? Diz-me querida carlota! Tenho a mania de tratar as "jovens" por tu. Sem mal, tu sabes. E com respeito. SEMPRE!
    Beijinhos
    http://falcaodejade.blogspot.com/2011/01/passeio-pelo-sabugal-convidada-por.html

    ResponderEliminar
  4. Claro que não MJ. Eu "permiti" o tratamento por tu. E sei que é sempre com respeito.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Bom domingo! E toca a voar BEM!
    Hahaha!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Voo sempre bem, eheheheh.
    Votar também voto sempre bem.
    Boa semana!

    ResponderEliminar